top of page

 As origens da celebração do Dia Internacional do Contador de Histórias estão na Europa, mais especificamente na Suécia em 1991. A data marca o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul. Na mesma época no México e em outros países da América do Sul o dia 20 de março foi declarado o Dia Nacional dos Narradores.A celebração de 2001 trouxe mais fôlego ao evento graças à atuação da rede escandinava de contadores de histórias, o evento se espalhou pela Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Estônia. Em 2003 o Canadá e outros países também adotaram a idéia. Quando a França aderiu à celebração em 2004 o número de países aumentou para 25 espalhados pelos cinco continentes, tornando-se assim o 20 de março o Dia Internacional do Contador de Histórias.Cada um de nós carrega um contador de histórias… Contamos uma história quando falamos de uma lembrança de infância; quando repassamos uma receita de família que possui um segredo que a torna única; quando queremos transmitir a nossa experiência para um filho, um amigo.Todos os tempos têm algo para contar e sem perceber vamos tecendo histórias, conectando fatos, amarrando idéias. Desde os primórdios o ser humano tem narrado suas histórias no intuito de preservar sua memória, transmitir conhecimentos e divertir. Antes da escrita e dos livros os contadores estavam ali, para salvar do esquecimento as tradições da família, a cultura de um povo.Há pessoas que fazem da contação de histórias uma arte. Uma arte que sobrevive ao tempo, às novas tecnologias. Pessoas que resgatam, lá do fundo do baú, as histórias meio esquecidas, meio abandonadas. Pessoas que criam novas histórias, novos enredos que prendem a atenção de crianças e adultos. Pessoas que usam a voz e a imaginação como ferramentas e constroem mundos encantados. E no dia 20 de março é celebrado o Dia Internacional do Contador de Histórias.Fonte: O dia do contador de histórias.

 

 

Fonte: Por Cristina Marrero Coluna Lendo

 
A Associação Amigos das Histórias realizará em sua 5ª edição a Homenagem aos narradores de histórias, no Dia Internacional do Contador de Histórias.
evento no ano de 2016 terá a duração de 5 dias e tem o intuíto de oportunizar aos convidados e visitantes espaços para socializar e apresentar sua arte narrativa.
Para tal, ofereceremos oficinas, woorkshops, sarau de histórias e 10 horas de histórias em que os inscritos terão 10 minutos para apresentarem suas narrações de histórias.                                                         

 

 

 

Inscrições para participar das

10 horas de histórias e oficinas.

 

 

           
      "Eu conto, você conta, nós LEMOS"
                            Maristela Papa

Dia 20 de Março

CURTA O EVENTO SEM NENHUMA PREOCUPAÇÃO 
bottom of page